ENERGIA
FOTOVOLTAICA
O que é energia solar fotovoltaica
e por que usá-la?
Diversas fontes podem ser utilizadas para gerar eletricidade, como água, vento, queima de combustíveis e processos nucleares. A energia solar fotovoltaica é uma opção viável, obtida a partir da radiação solar. Ela representa uma forma sustentável e renovável de produzir energia, aproveitando o potencial do sol para gerar eletricidade de forma limpa e eficiente a partir da luz.
Entenda melhor um pouco mais dessa área abaixo:
GLOSSÁRIO
Energia Solar Fotovoltaica
É a energia elétrica obtida da luz solar. Para você produzir sua energia a partir do Sol, Você precisa de uma empresa confiável a Turón e a WEG série de equipamentos , dentre eles os painéis ou módulos fotovoltaicos, o inversor solar e o sistema de proteção.
Módulos fotovoltaicos ou painéis solares
Descubra como os módulos fotovoltaicos da Turón Tecnologia captam a luz solar e transformam em eletricidade limpa e renovável. Com a parceria da WEG, oferecemos equipamentos de alta qualidade, como inversores solares e sistemas de proteção, para garantir a eficiência e sustentabilidade do seu projeto de energia solar. Invista no futuro com a Turón Tecnologia.
Inversor Solar Fotovoltaico
O inversor solar é um dispositivo que converte a energia gerada pelos painéis solares em eletricidade utilizável. Ele transforma a corrente contínua em corrente alternada, permitindo o aproveitamento eficiente da energia solar. É fundamental em sistemas de energia solar, atuando como o "cérebro" que transforma a energia solar em eletricidade pronta para uso.
Medidor Bidirecional
Um medidor bidirecional é um dispositivo que mede a quantidade de energia elétrica que flui em duas direções: da rede elétrica para a sua casa e da sua casa para a rede. Ele permite monitorar a energia consumida e a energia gerada pelo sistema solar, possibilitando o controle e o aproveitamento máximo da energia solar produzida.
Sistema de Energia Elétrica Fotovoltaica
Alem de necessitar de projetos, emissão de ART,quando desenvolvemos um projeto para a produção de energia elétrica fotovoltaico necessitamos de diversos componentes dentre os quais destacamos os painéis fotovoltaicos, inversor, quadros de proteção, meios de fixação, cabeamentos e outros.
Sistema On-Grid
Este é o sistema mais utilizado, pois está conectado á rede elétrica de energia da concessionária, que já atende a sua unidade consumidora, desta forma a energia produzida não consumida injeta na rede e você utilizará a noite ou enviará para outro local de consumo.
Microgeração de Energia
Nossa legislação divide em 2 capacidades ou potencias as usinas fotovoltaicas, que têm diversos benefícios, sendo que a microgeração e considerada de 1 a 75 kw, ou seja poderemos ter no máximo inversores com a potência máxima de 75KW, porém a potência instaladas poderá ser maior de acordo com a especificação do inversor, um detalhe importante este é o limite também para operar com os tradicionais padrões de entrada de energia, onde está o medidor ou relogio que nos conhecemos.
Minigeração de Energia
Esta e outra potência que podemos montar nossas usinas fotovoltaicas, onde a potência dos inversores poderão ter potencias de 75,1 á 3 Megas. Já nesta potência precisamos montar uma subestação para recebermos a energia da concessionária em 13.800 Volts, além do que será assinado um contrato com a concessionária onde contrataremos e pagaremos uma demanda. É claro que podemos montar usinas de qualquer potência porém devemos observar as determinações da legislação.
Geração Compartilhada de Energia
Uma modalidade onde e reunido diversos consumidores para a montagem de uma usina fotovoltaica para produção de energia e esta energia e compartilhada entre diversos consumidores.
Qual é o melhor sistema de energia solar fotovoltaica?
Descubra a solução ideal para economizar na conta de energia elétrica com o sistema de energia solar conectado à rede elétrica (on-grid). Com instalação e manutenção simplificadas, você pode desfrutar de uma redução de até 83% na sua fatura mensal de energia elétrica. Aproveite os benefícios e faça parte da revolução da energia solar!
Como funciona?
Energia Compartilhada
Como Funciona?
Existem três tipos de compartilhamento de energia regulamentados pela ANEEL:
Quem produz a própria energia pode usar os créditos extras, ou seja, a sobra do que não consumiu no local da instalação do sistema, em outros imóveis que estejam no mesmo CPF ou CNPJ.
Prédios comerciais ou residenciais podem instalar seus próprios sistemas. Tanto os custos de instalação quanto a energia produzida, podem ser divididos entre todos ou apenas entre um grupo de condôminos. Depende do que for estabelecido em assembleia.
Pessoas físicas ou jurídicas podem se unir em consórcios ou cooperativas para dividirem a energia produzida por uma usina.
E com a geração compartilhada?
As usinas de energia solar fotovoltaica Toda a produção vai para a rede da concessionária local, desta forma os créditos referentes a essa energia produzida, podem ser repassados a outras pessoas físicas ou jurídicas, desde que seja criada uma empresa especifica para a geração compartilhada.